T. +351. 217916200Bolsa FormadoresSite APB

Somos o IFB

CONHECIMENTO E VISÃO DE FUTURO

CONTEXTO

O Instituto de Formação Bancária (IFB) é o  órgão da Associação Portuguesa de Bancos (APB) para a formação profissional.

O objeto social central do Instituto é a disponibilização, prioritária, aos bancos associados da APB – e, subsidiariamente, às restantes empresas do setor financeiro e de outros setores de atividade económica – de ações de formação que permitam o desenvolvimento dos seus recursos humanos, complementando, dessa forma, as estruturas internas daquelas instituições.

Dispomos de um quadro interno de colaboradores permanentes, aos quais se juntam formadores externos, portugueses e estrangeiros. Estes elementos apoiam a nossa atividade formativa, bem como a consultoria pedagógica, a conceção do material de estudo e a avaliação de conhecimentos.

Destinatários

A quem se destina a nossa oferta formativa

O IFB desenvolve uma oferta que procura, fundamentalmente, responder aos desafios constantes e emergentes do sector financeiro. Tem, também, cursos de formação bancária e financeira para empresas industriais e serviços (não financeiros).

FORMAÇÃO PARA ALTA DIREÇÃO

Administradores, Diretores e Titulares de Funções Essenciais.

FORMAÇÃO AVANÇADA

Estrutura de topo de Banca, nomeadamente Diretores e Quadros Técnicos.

FORMAÇÃO INTERMÉDIA

Diretores, Chefias Intermédias e Quadros Técnicos.

CONFERÊNCIAS SEMINÁRIOS E WORKSHOPS

Administradores, Diretores, Quadros Técnicos, Chefias Intermédias, Gestores de Conta e Assistentes Comerciais.

Atuando num sector em que o capital humano conta mais do que qualquer outro factor, o IFB coloca as pessoas no centro das suas preocupações, assumindo e pressupondo não só a necessidade indispensável da aprendizagem ao longo da vida como a co-responsabilização individual e institucional pela formação e desenvolvimento profissional. Para tal, o IFB coloca à disposição dos formandos ofertas formativas, que permitem que cada um:

Disponha da generalidade das matérias específicas da atividade bancária;
Opte pela metodologia de formação mais adequada – Presencial, a Distância e E-Learning;
Estude independentemente do local onde se encontre e à hora que mais lhe convier.
O Instituto de Formação Bancária assume a qualidade como prática quotidiana para poder corresponder aos elevados níveis de expetativa dos que recorrem aos seus serviços.

PERFIL

Técnico-Pedagógico

Certificação Oficial de Qualidade

1

Competência e dedicação dos seus colaboradores, conjugada com a experiência e o prestígio de outros técnicos, executivos e académicos que completam o corpo docente do Instituto.

2

Utilização de materiais pedagógicos de elevada qualidade, produzidos no âmbito de adequadas políticas de investigação e desenvolvimento.

3

Recurso às mais avançadas tecnologias de comunicação informática que permitem criar processos de formação online e de apoio pedagógico aos alunos.

4

Aplicação do princípio da avaliação e certificação, garantindo a consistência e credibilidade aos diplomas a atribuir, que constituem uma credencial verdadeiramente significativa para os seus titulares, atestando o grau de conhecimentos adquiridos.

O IFB é oficialmente uma entidade formadora certificada pela DGERT – Direcção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho.

AFILIAÇÕES

O IFB – Instituto de Formação Bancária é membro e fundador do EBTN – European Banking & Financial Services Training Association.

Um inquérito realizado no ano passado, de forma independente, sobre o IFB contém afirmações feitas pelos responsáveis em cada Banco pela formação, que transmitimos a seguir.

O IFB aparece como marca Top of Mind na formação técnica de banca, praticamente sem rival

In Inforbanca 111

Quando temos pedidos deste género, o IFB é a primeira entidade que surge como opção e tem sido o nosso grande parceiro

In Inforbanca 111

A nível de formação técnica, o IFB não tem concorrência

In Inforbanca 111

…quando pensamos em formação técnica, o IFB aparece à cabeça da lista

In Inforbanca 111

… no mercado não há ninguém como o IFB que nos consiga fornecer formação técnica com tanta qualidade …

In Inforbanca 111

Nestes temas do Compliance, por exemplo, não há respostas no mercado. O Instituto é que dá a resposta. E o facto de ser assim não significa que o Instituto tenha menos qualidade. Muito pelo contrário.

In Inforbanca 111

PARA SABER MAIS SOBRE A OFERTA DE FORMAÇÃO IFB