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IFB-Comportamento Organizacional

Contacto

Teresa Corales
Telefone
217916278
E-mail
t.corales@ifb.pt
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Data

11 Out 2018 - 12 Out 2018

Horário

9:00 - 16:00

Metodologias

Presencial

Liderança de Equipas

ENQUADRAMENTO

A abordagem da temática da Liderança assumiu, nos últimos anos, um papel fundamental para a condução e motivação das equipas de trabalho. Os complexos contextos profi ssionais e interpessoais conduzem, atualmente, à necessidade de se encontrarem estratégias eficazes de atuação junto das equipas que lideram, em consonância com os objetivos da organização.

Esse papel a desempenhar pelo líder, coloca-lhe frequentemente várias questões, entre elas: “Como ser um bom líder?” ou “Qual o estilo de liderança mais eficaz?”.

Este curso pretende levantar algumas questões sobre a prática da liderança nos seus diversos domínios de atuação e dar a conhecer as core competences que  caraterizam os “melhores”.

Para o efeito serão utilizados métodos dinâmicos, baseados em exercícios, questionários e estudo de casos práticos.

 

DESTINATÁRIOS

Quadros intermédios, subgerentes e gerentes recém-nomeados com responsabilidades na gestão e coordenação de equipas.

 

OBJECTIVOS

Com este Curso pretende-se proporcionar aos participantes uma reflexão, através de exercícios práticos, sobre as caraterísticas dos estilos clássicos e dos estilos atuais de chefia nas organizações produtivas, bem como sobre as vantagens e desvantagens da utilização de algumas técnicas de:

  • Tomada de decisão;
  • Motivação de equipas de trabalho;
  • Comunicação com a equipa de trabalho.

 

PROGRAMA

1. Caraterísticas dos Papéis e das Atividades de uma Chefia

1.1. Os Papéis de um Quadro
1.2. Caraterísticas das Atividades de um Quadro

2. Processo de Liderança

2.1. Liderança versus Chefia
2.2. Modelos do Processo de Liderança
2.3. O Líder Transformacional

3. O Líder como Gestor da Mudança Organizacional

3.1. Caraterísticas dos Processos de Mudança Organizacional
3.2. Os Modelos Atuais de Organização e Gestão de Equipas de Trabalho
3.3. O Papel do Líder como Gestor da Mudança

4. O Líder como Gestor de Recursos Humanos

4.1. A Gestão da Equipa de Trabalho
4.2. A Gestão da Motivação no Trabalho
4.3. A Gestão da Comunicação na Equipa
4.4. A Gestão da Aprendizagem Individual

 

DURAÇÃO: 12 horas

METODOLOGIA: Presencial

HORÁRIO
09h00 – 12h00
13h00 – 16h00

ÁREA TEMÁTICA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

LOCAL: Lisboa