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IFB-Crédito

Localização

IFB Porto
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Data

10 Out 2018 - 12 Out 2018

Horário

9:00 - 16:00

Metodologias

Presencial

Gestão e Recuperação de Crédito

ENQUADRAMENTO
Entraram em vigor a 1 de Janeiro de 2013 as regras relativas ao acompanhamento e recuperação de crédito dos clientes particulares, que incluem a definição e implementação de um Plano de Ação para o Risco de Incumprimento (PARI) e o estabelecimento de um Procedimento Extrajudicial de Regularização de Situações de Incumprimento (PERSI).
A ocorrência de situações de “Crédito Problemático” é uma inevitabilidade com a qual os Bancos têm de se defrontar, estando muitos dos incumprimentos associados, invariavelmente, às fases recessivas dos ciclos económicos.
O agravamento dos índices do crédito em incumprimento radica, por vezes, na dificuldade de identificação do perfil de cliente e no estabelecimento de objetivos estratégicos de gestão, incompatíveis com a conjuntura interna e externa das instituições.
Por forma a obstar a que os Bancos incorram em prejuízos desnecessários, torna-se indispensável que se identifiquem, atempadamente, as situações de “Crédito Problemático” e que se atue sobre as mesmas com as ferramentas adequadas, em ordem à eliminação ou minimização dos seus danos patrimoniais.
Assim, o Instituto de Formação Bancária desenvolveu o programa deste Curso visando dotar os participantes das competências necessárias à implementação do Decreto-Lei n.º 227/2012, de 25 de Outubro.
Contribua para o seu aperfeiçoamento profissional nesta área e inscreva-se já!

 

DESTINATÁRIOS

Diretores comerciais, gerências aos vários níveis, quadros e técnicos das Áreas Comerciais, Contencioso, Crédito e Garantias, Inspeção e Auditoria, cujas funções estejam inerentes à gestão do risco e/ou recuperação do crédito.

 

PROGRAMAS

1. Noções Essenciais do Crédito
1.1. Conceito, Risco e Objetivos do Crédito Bancário
1.2. Constituição de Provisões para Risco de Crédito
1.3. Impacto do Crédito Problemático na Atividade Bancária
2. A Gestão do Risco
2.1. Concessão de Crédito
2.2. Acompanhamento de Clientes
2.3. Tomada de Medidas Face a Sintomatologia de Dificuldades
2.4. Plano de Ação para o Risco de Incumprimento
3. Contratos Bancários e as Garantias do Crédito Bancário – Gestão do Risco
3.1. Aspetos Gerais dos Contratos Bancários
3.2. Garantia Geral e Garantias Especiais
3.3. Procedimentos Cautelares
4. Recuperação do Crédito
4.1. Gestão do Risco de Incumprimento
4.2. Definição de Procedimentos Gerais
4.3. Poderes de Apreciação e Decisão
4.4. Procedimento Extrajudicial de Regularização de Situações de Incumprimento
4.5. A Elaboração de Processos e a sua Gestão

 

DURAÇÃO: 18 horas

METODOLOGIA: Presencial

DATA: 23 a 25 | maio | 2018

ÁREA TEMÁTICA: CRÉDITO

LOCAL: LISBOA

CONTACTOS: Teresa Corales