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IFB-Comportamento Organizacional

Economia Comportamental

Economia Comportamental

INTRODUÇÃO

Quer os movimentos coletivos de pânico em torno do investimento, quer a reincidência individual em escolhas infelizes que causam prejuízo, são comportamentos que parecem intrigantes. De facto, quando se trata de decisões económicas constata-se que não são as atitudes puramente racionais que predominam. Os estudos sobre o comportamento económico e a tomada de decisão despertaram, nas últimas décadas, o interesse de investigadores, especialistas em finanças e, entre outras áreas, investidores e profissionais do mercado financeiro.
 
Estudos mostram quais são os aspetos comportamentais que estão na origem das nossas ações económicas. Com este curso pretende-se explorar os diversos fatores cognitivos e emocionais que estão presentes no processo de decisão e que potencialmente têm interferência negativa, uma vez que originam distorções na perceção, memória e avaliação dos dados. Ao examinar as experiências de escolha e o que dificulta a análise rigorosa das opções disponíveis é dado um novo impulso à compreensão daquilo que orienta o comportamento do cliente e potencia-se a tomada de melhores decisões. 

DESTINATÁRIOS

  • Profissionais de bancos, auditores e contabilistas, e alunos das áreas referidas, que tenham necessidade de aprofundar os conhecimentos sobre o processo decisório;
  • Profissionais e interessados no campo da Economia Comportamental, com formação em áreas como Psicologia, Economia, Gestão, Contabilidade, Administração, Direito, Finanças, Serviço Social, Ciência Política, Sociologia, Antropologia.

OBJETIVOS

  • Introduzir o campo de estudos interdisciplinares que liga a economia e finanças à psicologia
  • Fornecer dados de pesquisas e exemplos sobre diferentes aspetos psicológicos da tomada de decisão e do comportamento económico
  • Descrever as principais dinâmicas mentais e a sua influência sobre as decisões económicas 
  • Aprofundar o conhecimento sobre fatores intervenientes no processo de decisão: etapas, padrões, suscetibilidade a enganos  
  • Oferecer um diferencial inovador ao decisor, através de conhecimentos que lhe permitirão analisar opções de maneira mais rigorosa

PROGRAMA

CARGA HORÁRIA

7 horas (um dia de formação ou dois meios dias).

METODOLOGIA

Métodos expositivo e ativo, com utilização de casos, exemplos e exercícios; suporte de apresentação em PowerPoint; estímulo ao debate no grupo de participantes.

CALENDÁRIO

17 de novembro

LOCAL

Lisboa | Av. 5 de Outubro, 164, 1069-198 Lisboa
Tel.: 217 916 200 | Fax: 217 977 732

CONTATO

  • Teresa Corales (Presencial)