T. +351. 217916200Bolsa FormadoresSite APB

IFB-Operações e Técnicas Bancárias

Data

22 Jun 2017

Horário

9:00 - 17:00

Metodologias

E-Learning

Conhecimento da Moeda de Euro

ENQUADRAMENTO

No âmbito da actividade de Recirculação da Moeda Metálica de Euro em Portugal, regulada pelo Decreto-Lei nº 184/2007,de 10 de Maio, o Banco de Portugal desenvolveu um curso em e-learning dedicado à temática do “conhecimento da moeda de euro”, na vertente da verificação da sua autenticidade.
O Banco de Portugal tem, neste contexto, a atribuição de apoiar a formação que permita assegurar as competências dos colaboradores das entidades que operam a título profissional com numerário, na verificação da autenticidade da moeda de euro, de acordo com os critérios adoptados no âmbito do Eurosistema.
Dando continuidade à parceria existente entre o IFB e o Banco de Portugal e evidenciando o papel importante que a webBANCA desempenha no processo de formação e de certificação de largos milhares de colaboradores das Instituições de Crédito nacionais, foi estabelecido um novo acordo, com vista à instalação e disponibilização do referido curso, através da plataforma de e-learning do IFB.
O curso é disponibilizado na webBANCA, e não implicará qualquer custo para as Instituições de Crédito.

 

DESTINATÁRIOS

Colaboradores das Instituições de Crédito que directamente manuseiem numerário.

 

PROGRAMA

Módulo 1: Genuinidade 
  • Ciclo de produção
  • Características da moeda de euro
  • Elementos de segurança
  • Métodos de verificação
  • Combate à contrafacção

 

OBJECTIVOS

Certificar os utilizadores profissionais de numerário, com vista ao exercício da actividade de recirculação da moeda, na vertente da verificação da sua autenticidade.

CALENDÁRIO: Novas edições todos os meses.

 

DIPLOMA CERTIFICADOS

Para obtenção da certificação, o formando deverá realizar com sucesso um questionário, no final do Módulo, registando pelo menos 80% das respostas correctas. A informação sobre os formandos certificados será disponibilizada mensalmente pelo IFB ao Banco de Portugal.